Pular para o conteúdo principal

Quais cores combinam com você?

Nunca esteve tão em alta a definição dos tons que combinam com o nosso tom de pele. Talvez seja porque temos uma moda extremamente colorida no Brasil, talvez seja o boom da profissão de consultora de moda, mas o importante mesmo é a gente seguir confiante com o que vestimos.

Como todas vocês sabem, aqui somos uma loja de roupas feminina e apesar de ter estudado moda (há alguns bons anos atrás e sim, ter feito cursos de personal stylist), esta "consultoria" não é a minha especialidade, porém mergulhei numa profunda pesquisa para que os testes e dicas a seguir sejam um pouco de diversão para todas vocês.

O PODER DAS CORES!

Sim gente, as cores têm poder. Não quero fazer desta matéria um super textão, mas se você tem interesse em saber mais sobre o poder das cores e como elas influenciam nas nossas vidas e no nosso cotidiano, estou deixando um link super bacana:

COMO SABER SE UMA COR TE FAVORECE?
Para termos esta informação, precisamos conhecer o subtom da nossa pele, que pode ser fria, quente ou neutra. Uma técnica simples para encontrarmos este subtom é observar a coloração das veias do seu antebraço ou pulso em um local claro ou luz natural.
Este é o meu antebraço, minhas veias são azuladas e esverdeadas,

As veias azuladas ou mais roxinhas indicam o subtom mais frio.
As amareladas ou esverdeadas indicam o subtom mais quente. 
Se você enxergar verdes e azuis ou não conseguir definir entre estas cores, é provável que seu subtom seja neutro.

Fez o seu teste? Vamos lá então:

Para o frio, sua melhor harmonização: lilás / rosa / roxo / vermelho / prata / azul.
Para o quente: Amarelo / Bege / Tons terrosos / Marrom
Para o Neutro: Você é uma sortuda, combina com ambas paletas! Porém, não é tão simples assim, pode acontecer de algum tom não te favorecer por isso precisamos identificar qual a sua inclinação.
Observe a quantidade de veias e siga pela sua maioria. Eu, por exemplo, tenho mais verde, portanto sou neutra com inclinação para o quente. Fico péssima de lilás ou de roxo, pareço que saí de um filme de terror.

INTENSIDADE X PROFUNDIDADE
Intensidade nada mais é do que brilho ou opacidade e a profundidade é claro ou escuro.
Mas pra quê isso?
Eu, por exemplo, sou neutro e posso usar acessórios dourados ou prateados, mas os alto brilhos ficam feios em mim, me desfavorecem e ficam nitidamente forçados, pois faço parte do grupo das opacas.

VAMOS FAZER UM TESTE DA SUA ESTAÇÃO DE CORES?
Exite um aplicativo super interessante chamado COLLORWISE.ME que também tem na versão para web. https://colorwise.me/self-analysis, ele faz o seu teste cromático.
Eu fiz o meu teste na web, portanto a minha paleta acaba saindo de uma maneira menos fofa, se você puder baixar o app é bem mais interessante.

Bem, esta sou eu com cara de quem não sabe tirar selfs e este é a minha paleta, eu sou inverno profundo. 

O site apresenta alguns exemplos de estações de umas super famosas e é super interessante:

 Se você tiver tempo, é legal testar algumas cores na frente do espelho com peças que você já tem no seu guarda-roupa. É legal pegar aquela peça que você amou na loja mas não consegue usar por algum motivo, talvez seja este o problema. Não se esqueça de colocar a peça bem próxima ao rosto e usar sempre luz natural. Sempre digo para as pessoas se fotografarem, conseguimos ter uma visão mais ampla na imagem do que no espelho e não se esqueça de observar se a cor deu destaque às olheiras ou qualquer manchinha no rosto, se te fez brilhar ou te deixou ofuscada.

Não fique triste se aquela cor que você ama não te favoreceu. Você pode encontrar outras maneiras de agrega-la ao seu visual, Dentro da combinação de cores de estampas é um dos caminhos. Lembrando que o ideal é a cor que não favoreceu ficar longe do pescoço e rosto.
Neste exemplo, o amarelo não é a cor dela, mas não deixou de ficar bonito pois esta na saia, longe do rosto e sutilmente na estampa da blusa.

OPÇÃO MAIS PRÁTICA
Para quem gosta de praticidade e não quer se aprofundar tanto no assunto, mas seguir um guia simples de acordo com o tom do cabelo, Digamos que não é 100% confiável mas colabora dando um norte para que as escolhas sejam mais pontuais. 


CONTRASTE
Entender o seu tipo de contraste também pode ajudar bastante no equilíbrio do visual.

Contraste alto: Pele clara x cabelo escuro / Pele escura x cabelo claro. VOCÊ ESTÁ LIBERADA A ABUSAR DOS TONS ESCUROS E VIBRANTES,

Contraste médio: Cabelos e pele com tons aproximados mas não iguais.
VOCÊ ESTÁ LIBERADA PARA ISAR CORES VIBRANTES E TONS MAIS TÍMIDOS, COMO CANDY COLORS OU NUDE. Mas atente-se nas combinações e não abuse dos grandes contrastes de cores nas estampas criando uma falta de harmonização.

Contraste baixo: Cabelos e pele extremamente parecidos. Seus tons sãos suaves e delicados. Imagine a atriz abaixo com uma blusa pink, o seu rosto sumiria.

IMPORTANTE:
Sempre digo que moda é democrática e não há regras, existem gostos variados e bom senso, mas tudo pode e criar looks dentro do seu estilo cabe somente a você.
Ah, lembrando, esta matéria foi feita à partir de pesquisa mas não substitui o trabalho de uma profissional, ok?
Gostou? Conta pra gente!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Somos estimulados a comprar roupas baratas nas redes sociais e nos centros comerciais o tempo todo. Só que devemos analisar todas as nossas decisões antes de levarmos para casa uma peça praticamente descartável.  "A cada segundo, o equivalente a um caminhão de lixo de materiais têxteis é enviado para aterros ou incinerados. Estima-se que USD 500 bilhões em valor sejam perdidos todo ano devido ao fato de roupas serem pouco utilizadas e raramente recicladas" Relatório "A New Textiles Economy: Redesigning fashion´s future" Ellen MacArthur Foundation Além disto, o gasto surreal de água para toda a cadeia de produção raramente é tratado. Alguns países como o Brasil têm uma legislação rígida quanto ao tratamento, mas não podemos contar com a mesma responsabilidade ao redor do mundo, principalmente nos grandes polos têxteis. Os desafios o setor têxtil são tão grandes quanto suas oportunidades, é tempo de diminuir o desperdício, assim como é tempo de criar roupas que durem,

O calor que cada fibra proporciona

         Na empolgação de escolher um look novo, qual a sua prioridade?            Geralmente, quando entramos numa loja de roupas, o que nos chama a intenção é o design da peça. O visual nos faz apaixonar ao primeiro olhar. Mas quantas vezes aconteceu isso com você e aquela peça acabou encostada no armário? E eu nem vou falar de consumo consciente hoje, heim?! Com a minha experiência, posso classificar as 3 prioridades na hora de comprar uma peça para que ela tenha uma vida longa de uso: 1) MODELAGEM: Sim, o mais importante. A peça precisa vestir como uma luva para ficar confortável no corpo, para não incomodar e favorecer o seu tipo corpóreo. Mas hoje não vamos falar a respeito de modelagem, se não eu me empolgo muito. 2) FIBRA: Mas o quê é fibra? As fibra compõem os tecidos e elas podem ser feitas à partir de muitos materiais. Os mais comuns e mais usados são: Algodão, linho, viscose, poliamida, poliéster, seda, lã e couro.  Eu poderia ficar até amanhã escrevendo um texto sobre est